sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Nº 5


Perfume da vovó.
Era de se esperar,afinal, está no topo há 89 anos.
Mas como o Nº5 se tornou tão..."best-seller"?

A queda dos Czares foi feia, por isso, alguns dos Romanov que escaparam do massacre, dirigiram -se à França, mais especificamente para Biarritz.E lá, Marthe Davelli(cantora)apresentou Chanel à Dimitri Pavlovitch, o jovem grão-duque bonitão(11 anos mais novo que Coco).
Dimitri esteve presente na noite em que o monge Rasputin fora assassinado(ele era o tenente do regimento da Guarda Imperial), sendo um acaso misteroso.
Mesmo as histórias de Coco e de Pavlovitch sendo "parecidas" - Dimitri havia sido criado por babás, e ela por freiras- o que lhe chamou atenção foi o senso inato do luxo, o seu charme eslavo.
Mais, Chanel ficou realmente heureuse em 1920, quando nasceu o Nº 5, dentro de um frasco simples, despojado.Feito por um russo, Ernest Beaux, o parfum continha uma mistura de oitenta ingredientes, o "provável" filho de empregados da corte dos czares, passou a juventude em São Petersburgo,e Coco só o conheceu por conta de Dimitri...

Lembraram de algum filme da Pixar?
Oui,les filles, Anastasia.

Voltando ao Nº 5....

O perfume sem aroma de nenhuma flor, ou fruto específico, cheira à mulher, tal como Coco queria e, ícone precisa de musas, certo?
Certo,as garotas-propaganda foram: Suzy Parker, Ali MacGraw, Lauren Hutton, Candice Bergen, Catherine Deneuve, Samantha Jones, Carole Bouquet, Estella Warren, Nicole Kidman, Audrey Tautou, e a própria Gabrielle Chanel.

O sucesso foi tanto, que Gabrielle decidiu criar uma coleção russa entre 1923 e 1924, e aussi abrir um ateliê de bordado, sua diretora? Maria, irmã grã-duquesa de Dimitri.
As túnicas inspiradas na
roubachka, viraram o uniforme das parisienses chiques.
A Rússia entrou com peles, cheiros e amores na vida de Chanel.

1951 - Foi neste ano que, ao sair de um avião em Tóquio, Marilyn Monroe declarou para um jornal local que dormia usando apenas algumas gotas do Nº 5.
Ulálá!

Regardez.

Audrey Tautou.



Et, Nicole Kidman(avec Rodrigo Santoro)


C'est fini...


xoxo

M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...