quinta-feira, 4 de junho de 2009

Christian Dior


Foi em Janeiro de 1905 que Christian Dior nasceu, na cidade de Granville, seu pai -comerciante de fertilizantes- queria que seu filho fosse para a capital estudar, ter uma carreira diplomática e ajudar nos negócios da família.

O ar parisiense encata a todos, inclusive a Dior, logo o novo rumo de sua vida seria traçado, pois a real abilidade de Christian era os seus desenhos. CD percebeu que a capital estava com um ar estranho, o pós-guerra havia deixado toda a sociedade "morta" com medo e assustada, a feminilidade estava enterrada junto a vestidos retos, sem forma, sem graça.
O dever de Dior era resgatar todos os sonhos e alegrias de todas as pessoas e convenhamos a moda é capaz de fazer milagres.

Em janeiro de 1947, Christian inaugurou a Maison Dior e apresentou a sua nova criação denominada "femmes-fleurs", caracterizada pelos novos volumes as novas costuras que jogaram fora a simplicidade e a praticidade de se vestir.

Salut Luxe!
A nova coleção de Dior também foi batizada de "New-Look", e fazia referência a belle époque , com tecidos nobres as sais longas com cintura marcada num primeiro momento assustou a sociedade acostumada a racionalizar os tecidos por conta da escassez deles.Mas todos precisavam de glamur, luxo e muitoo mais.


Christian definiu a silhueta dos anos 50, reconstruiu a capital da moda e deixou seu legado.

Várias atrizes e mulheres importantes aderiram a CD, tal como Brigitte Bardot e a princesa Grace de Mônaco.Infelismente,uma década depois de estar à frente da Maison Dior, Christian faleceu, em 1957.

Mas a "Diormania" contaminou à todos inclusive a vários estilistas que assumiram coleções, como Yves Saint Laurent no final da década de 50 e na década de 90 Gianfranco Ferré.
Mas foi John Galliano que "agarrou o osso e não largou mais", oui les filles, John assumiu a Maison Dior em 1997, e como dirertor de criação "doa" o seu toque vanguardista à marca que completa esse ano 62 "primaveras".


A história de Christian Dior é breve mas é emocionate o esforço que este homem fez para recriar a história da moda.


xoxo

M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...