terça-feira, 2 de junho de 2009

Gabrielle Chanel


Filha de feirante, Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em 1883 no dia 19 de agosto na cidade de Saumur,de personalidade difícil desde pequena acreditava vivenciar um conto de fadas,para contornar a sua vida "desfavorável".Quando sua mãe faleceu aos 32 anos, seu pai entregou-lhe a um orfanato junto de suas irmãs.As freiras do orfanato ensinaram Chanel e suas irmãs a costurar.
Quando atigiu a maioridade saiu do orfanato em direção à cidade de Moulins.Foi através de seu "emprego" num cabaré que Coco conheceu seu "premier amour", Etienne Balsan, o pai de Etienne era dono de uma indústria têxtil.
No auge do romance Gabrielle usava os paletós e as gravatas de Balsan, "ensuite" seguiram juntos rumo ao destino: Paris.
Hospedaram-se no Ritz -hotel predileto da estilista- as festas, então, haviam começado para Coco, como Etienne era "super" influente,apresentou à Chanel todos os seus amigos,dentre eles: Jean Cocteu, Pablo Picasso, George Clemenceau, e foi assim que Gabrielle conheceu seu "deuxième amour" , herdeiro de minas de carvão Arthur Capel também se apaixonou pela moça.
Com a ajuda de muitos amigos Coco tornou-se uma mulher de negócios intrigante,pois enquanto a moda ditava chapéus extravagntes, Gabrielle os fazia simples com palha e por uma certa razão chamava a ateção de muitas "ricaças". Em 1911, com a ajuda de Balsan, abriu o seu primeiro ateliê na Rua Cambon nº 31(usado até hoje pela grife). Com a abertura de mais uma loja, desta vez em uma cidade beira-mar, Chanel criou modelos mais esportivos para as mulheres aproveitarem melhor a praia.

Au revoir corsert, agora o corfortável é chic!
Com a 1ª Guerra Mundial, os negócios de Chanel decaíram mais nada que afetasse seus planos, e para provar isso Coco abriu outra loja e criou uma nova coleção, e com a falta de matéria-prima utilizou de retalhos a tecidos baratos.
O triângulo amoroso entre Chanel, Capel e Balsan não durou muito, pois em 1923, Capel morreu em um acidente de carro.
Mesmo com toda a tristeza, não podia parar e isso deu origem à uma nova mulher, surgiu a moda "à le garçonne", onde as roupas despojadas (imitando o vestuário masculino) viraram moda.
Agora Gabrielle é importante veste atrizes em filmes,tal como a atriz Gloria Swanson no filme Tonight or Never.

A vida de altos e baixos de Gabrielle Chanel, só prova o quanto essa estilista era uma mulher forte, batalhadora e diferente.Apesar de ter morrido em 1971 aos 87 anos sua legendária hitória se manterá viva durante muitos e muitos séculos.


Elle est mode.Elle est inspiration.

Lenda: A bolsa 2.55(do meio) , recebe esse nome por causa de sua data de "criação" em fevereiro de 1955, ícone da moda, perpetua até hoje passando status e classe.É feita de matelassê -em homenagem a admiração de Coco por cavalos e as roupas de jóqueis- e como a Chanel guardava muitas cartas de amor, suas fiéis consumidoras podem guadá-las em uma abertura a zíper dentro da bolsa. A bolsa é praticamente feita artesanalmente, pois as máquinas foram feitas por engenheiros da própria grife.

É isso, Chanel é....
Ah agora é com você!

xoxo

M.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...